AEROCLUBE POÇOS DE CALDAS

 

Poços de Caldas é uma cidade mineira que além de possuir belíssimos pontos turísticos também conta com um Aeroclube. Ele foi fundado em 17 de setembro de 1943 distante apenas 8 km do centro da cidade. Para acessá-lo é muito fácil já que a via é asfaltada e ainda existem ônibus urbanos que fazem essa ligação regularmente.

Desde sua formação o Aeroclube tem desempenhado um importante papel junto à população desta cidade mineira. Afinal, além de oferecer passeios aéreos ele ainda conta com cursos que formam pilotos de avião. Com isso, muitos jovens que possuem esse sonho o concretizam e até chegam a exercer a profissão em grandes empresas da área.

ATIVIDADES DESEMPENHADAS NO AEROCLUBE.

O Aeroclube de Poços de Caldas possibilita que os jovens que desejam ter uma carreira de piloto na aviação civil brasileira possam torná-lo realidade. Mas como isso é feito? Simplesmente esta entidade oferece aos interessados cursos de formação de piloto e de instrutor de voo.

São 5 cursos oferecidos por este aeroclube. São eles:Curso piloto de avião

●    Piloto privado de avião - PP-A;

●    Piloto comercial de avião - PC-A;

●    Instrutor de voo de avião - INVA.

●    Multimotor-avião- MLTE

●    Regras de voo por Instrumentos- IFR-A

Mas engana-se que para por aí, pois esta entidade ainda oferece uma sexta atividade a todos os interessados: o voo panorâmico por Poços de Caldas. Este voo é feito em aeronave monomotor com capacidade para 4 pessoas sendo 3 passageiros e 1 piloto. É realmente algo inesquecível já que a cidade é vista de um ângulo diferente.

ESTRUTURA DO AEROCLUBE DE POÇOS DE CALDAS.

Fundado há tanto tempo este aeroclube possui uma ótima estrutura além de estar muito bem localizado. Nele, há dois hangares que estão instalados os sanitários, sala de aula, secretaria, almoxarifado, sala de instruções, revisão e preparação dos voos que são chamados de briefing e debriefing.

Também há nesses hangares um espaço destinado aos alojamentos tanto feminino quanto masculino, quiosque, restaurante e a casa do caseiro. Além do mais, há um estacionamento amplo para que os sócios e os visitantes possam deixar seus veículos com segurança.

Sem falar que sua estrutura é preparada para realizar o abastecimento de aeronaves convencionais. Com uma estrutura desse nível fica claro perceber que este aeroclube é realmente uma entidade preparada e que busca sempre oferecer o melhor a quem busca seus serviços.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO AEROCLUBE.

O Aeroclube de Poços de Caldas está distante do centro da cidade cerca de 8 km. Ele está localizado na região sul do estado de Minas Gerais que é muito conhecida pela vinicultura e águas medicinais.

Esta entidade foi fundada no ano de 1943 e desde então tem possibilitado aos jovens tornar realidade o desejo de seguir uma  carreira na aviação civil brasileira. Inúmeros novos pilotos se formaram neste aeroclube e muitos deles ocupam ou já ocuparam uma vaga em grandes empresas de linhas aéreas.

Empresas essas que possuem linhas aéreas regulares ou que simplesmente realizam a atividade de aviação executiva. Atualmente este aeroclube possui cerca de 65 sócios e nunca deixou de lado o espírito da aviação.

Até hoje muitos entusiastas da aviação emprestam horas do seu tempo sem obter qualquer tipo de vantagem pessoal para que os aprendizados aeronáuticos no município não sejam abandonados. Afinal, um município como Poços de Caldas merece ter um Aeroclube desse porte.
RESUMINDO.

O Aeroclube de Poços de Caldas está em pleno funcionamento desde o ano de 1943. Nele são oferecidos cursos de pilotagem para quem desejar seguir carreira na aviação civil brasileira, ou deseja voar por hobby. Sua estrutura é completa com sala de aula, sanitários, alojamentos, secretaria, sala de instruções, quiosque, restaurante entre outros.