PERGUNTAS FREQUENTES

O curso de PP é voltado tanto para quem deseja pilotar um voo como hobby ou quer se profissionalizar na área. Isso quer dizer que há alguma diferença nesse curso?

O curso é exatamente o mesmo independente de qual objetivo tenha levado o aluno a ingressar no mesmo. Mas este curso é personalizado, pois cada pessoa possui um tempo de aprendizado. Além do mais, cada aluno faz o voo devidamente acompanhado do seu instrutor. Com relação ao rigor das exigências ela é a mesma para qualquer aluno.O que é preciso para ser piloto de avião?

COMO É FEITO O AGENDAMENTO DAS AULAS JÁ QUE AS OPERAÇÕES DE VOO POSSUEM CERTO RIGOR?

Nesse caso, ocorre uma diferença já que é levado em consideração o tempo de dedicação que cada aluno possui. Geralmente quem deseja se profissionalizar possui mais possibilidade para se dedicar de forma integral. Já quem pretende voar apenas por hobby costuma voar com mais frequência nos fins de semana.

Por exemplo, a parte prática do curso completo de PP pode ser feita em um mês o que é comum quando se tem férias do trabalho. Mas também é possível agendar os voos somente para os fins de semana.

Em nosso aeroclube os alunos ficam a vontade para montar sua escala de voos através do sistema online. Assim é possível escolher o prefixo da aeronave que deseja voar, qual instrutor irá acompanhar e a data e hora das decolagens. Isso torna possível fazer o curso em apenas um mês ou até 6 meses de acordo com a preferência.

O ideal é que não ultrapasse o período de 6 meses. Já para quem pretende fazer o curso em somente um mês voando praticamente diariamente pode surgir um problema. Afinal, o mesmo instrutor de voo pode não ter disponibilidade para acompanhá-lo em todos os voos, por exemplo.

PARA FAZER AS AULAS DO CURSO É PRECISO APRESENTAR UM EXAME MÉDICO. COMO ELE É FEITO?

Quem vai fazer o curso de PP deve fazer o exame médico de Segunda Classe que pode ser feito de duas formas. A primeira delas é o aluno se dirigir até um dos hospitais da aeronáutica para fazê-lo como é o caso do HASP em São Paulo, por exemplo. A outra forma é procurando um médico credenciado pela ANAC que existem em várias cidades.

ESSE EXAME É MUITO RIGOROSO?

Ele possui seu rigor, mas isso não quer dizer que seja extremamente exigente. Quem costuma ser reprovado nesse exame são pessoas que possuem algum tipo de doença grave ou até crônica. O objetivo do mesmo é apenas identificar quem possui boa saúde para enfrentar as alturas enfrentadas no curso de piloto privado, não para ser astronauta.

O CURSO DE PP PODE SER FEITO EM QUALQUER AERONAVE OU HÁ UMA ESPECÍFICA PARA ESSE OBJETIVO?

A aeronave recomendada para esse curso é o Cessna 152. Ela é bem barata e essa é uma das razões para ser utilizada no aprendizado inicial. Entretanto, existem outros aviões que podem ser usados como é o caso do Cessna 172. Esta é uma ótima aeronave para ser usada quando o curso está próximo de ser completado e nas navegações.Quanto custa um curso para ser piloto de avião?

Afinal, o aluno com esse modelo de aeronave consegue aprender a navegar utilizando os recursos do Glass Cockpit. Nele todas as informações do voo estão disponibilizadas nas telas de LCD que se encontram no painel do avião. Isso é muito similar ao que acontece nos grandes aviões comerciais.

COMO QUE É FEITO O PAGAMENTO DAS HORAS DE VOO?

Cada curso oferecido pelo aeroclube pode ser pago em até 10 vezes no cartão de crédito.

AINDA POSSUO DÚVIDAS. O QUE DEVO FAZER PARA SANÁ-LAS?

Entre em contato conosco através da nossa aba de contato ou venha até nossa unidade. Assim você pode aproveitar para conhecer nossa estrutura, as aeronaves que possuímos e até conversar com nossos instrutores e alunos.